Paisagens que Transformam

O Museu dos Militares Mineiros (MMM), equipamento cultural dedicado à memória e a atuação do CBMMG e da PMMG , traz, na 14ª Semana de Museus, a programação Paisagens que Transformam, dedicada ao rompimento da barragem em Mariana e a alteração paisagística ocorrida.

O rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais, ocorrido em 05 de novembro de 2015, modificou a paisagem e a relação da comunidade com o território. O gerenciamento de eventos de alta complexidade como este, exige a participação e o trabalho conjunto de diversos órgãos do Estado. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) trabalhou de maneira efetiva nas operações de resgate no local.

A Semana de Museus, criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) traz como tema, em sua 14ª edição, Museus e Paisagens Culturais. A temática reforça o caráter sociocultural dos museus e propõe que estas instituições abram seus horizontes para seus ambientes externos, enfatizando a necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística do Brasil. São diversas paisagens que podem ser identificadas através da relação estabelecida entre os grupos sociais e o território que ocupam.

Nesse contexto, o Museu dos Militares Mineiros organiza sua participação na Semana Nacional de Museus através das seguintes ações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário